Mensagens

Início » Tanka

Tanka

Certa manhã um pequeno Gavião surgiu na minha janela. Ao vê-lo com mais atenção notei que encontrava-se com um ferimento na sua asa e que necessitava da minha ajuda. Durante algum tempo tratei do Gavião e entre nós surgiu um elo muito forte de amizade e irmandade. Por anos compartilhamos nossas experiências e aprendemos um com o outro.

Dois pequenos momentos junto com Tanka me vêem a mente neste momento:

O primeiro deles foi na Chapada Diamantina. Estávamos atravessando uma garganta quando de dentro de uma rocha surgiu uma Pata Marrom, arregalamos nossos olhos e apreciamos a altivez de um enorme Puma surgindo no alto da montanha. Seus olhos se fixaram nos nossos e sentimos toda aquele energia que emanava daquele ser. Seu olhar era muito compenetrado e ao mesmo tempo muito meigo. Ficamos durante alguns minutos magnetizados por uma energia que parecia ligar nossos seres, era um turbilhão energético que tinha a forma espiral do DNA, porém horizontalmente. Tanka balançou suas asas e me tirou daquela onda magnética, lembrando-me onde estávamos. Procurei pelo Puma, mas só pude observar sua pata marrom sumindo na rocha. Caminhei sem olhar para trás, enquanto Tanka voava ao meu lado, tendo a certeza de que os olhos do Puma seguiam os meus passos.

O segundo momento que para mim foi o mais importante ocorreu quando eu comecei a cair fascinado pelo próprio poder, seduzido pelo meu Ego. Esculpi minha imagem em meus próprios ensinamentos. Passei a evitar as minhas responsabilidades e perder as forças. Para atingir meus objetivos eu utilizava de armas que não conhecia, e terminaria me ferindo. Onde estava a minha humildade e a pureza do meu coração? Não era este tipo de marca que eu havia jurado deixar nas pessoas. Eu tinha deixado o meu lado sombra agir. Tinha me afastado do fogo sagrado.

Foi Tanka que me trouxe de volta em seu bico um pequeno graveto incandescente e me ensinou a sopra-lo até tornar-se uma fogueira que envolveu minha essência em Luz livrando-me da Grande Noite Escura. Naquele dia aprendi mais uma lição com Tanka que sempre que podia me lembrava que para ser um Guerreiro do Coração, eu deverei ter sempre o cuidado para não cair numa armadilha que a maioria dos caminhantes caem. Terei que ficar de olhos abertos para evitar ser seduzido pelo Poder outra vez. Não é porque eu me libertei do ego, conheci a morte e superei os meus medos, que passarei a ser um Guerreiro pisando firme no aqui e agora como se fosse um Ser poderoso. Terei que ter a sobriedade como escudo durante as minhas batalhas. O agora não dura. Em milésimos de segundo ele transforma-se em passado. Os meus atos são os golpes que contam para o Guerreiro do Coração, e agindo com amor e sobriedade eu finalmente poderei ter acesso ao meu Cocar Sagrado na Caverna de Cristal.

Tanka fechou o seu ciclo na Roda da Vida na Boa Estrada Vermelha e hoje encontra-se no Acampamento do Outro Lado dentro da Caverna de Cristal dos Ancestrais dos Homens-Pássaros recebendo seu Cocar Sagrado com aquele sorriso tímido em seu rosto e total humildade. Resta a nós lembrarmos de seus ensinamentos e agradecer ao Grande Espírito por nos ter dado a oportunidade de termos convivido por um ser de tal estirpe que segue sua jornada, livre como sempre foi, rumo a Liberdade Total da Imensidão Cósmica.

Um Grande Beijo na sua Essência Sagrada…Munay,

Wagner Frota, “Jaguar Dourado”

p.s.: Vera Souza minha amiga e irmã, você era pequena em tamanho mas sempre foi “Grande” como o nome Lakota que adotou… Tanka, sentiremos saudades mas com a certeza que voltaremos a nos encontrar em breve em volta de uma Fogueira Sagrada contando nossos Golpes.