Mensagens

Início » Paz e Guerra

Paz e Guerra

A Paz é uma coisa que o homem sempre buscou através dos tempos, fala-se muito de paz hoje em dia, todos querem a paz. Vemos nos noticiário todos os dias que apesar de querermos tanto a Paz ela está cada vez menos presente no nosso dia a dia, parece que quanto mais a queremos mais cresce a violência, a guerra e a corrupção. Eu não quero ser pessimista e apenas apontar coisas negativas, sei que tem crescido o número de pessoas que trabalham seriamente pela Paz, mas vemos que cresce em uma proporção maior a violência e a guerra. Por que isso está acontecendo? Onde está então a Paz que tanto queremos? Quais os caminhos que devemos percorrer para chegarmos a Paz? O que poderá acontecer se não encontrarmos esse caminho?

São questões difíceis de se responder, nossa sociedade ocidental está fundamentada e enraizada em crenças e filosofias muito antigas e talvez a Paz tenha sido perdida em suas raízes. Muitos dos povos da América e outros lugares do mundo apesar do subjugo a duras penas conseguiram se manter a parte dessas crenças e filosofias e talvez alguns de seus ensinamentos possam nos levar a perceber onde está a Paz.

Desde que tive contato com essa sabedoria, passei a entender muitos dos ressentimentos que habitavam meu coração e a olhar as coisas de muitos pontos de vista diferentes, eu também queria muito ser respeitado para que eu pudesse respeitar. Mas será que é assim que funciona? Primeiro eu exijo respeito depois eu respeito? E se eu não respeitar e o outro não respeitar? Teremos uma guerra?

Por muito tempo essas questões me atormentaram. Quem dará o primeiro passo em direção a Paz, eu ou o outro? De quem é a responsabilidade pela Paz? Aprendi com a sabedoria desses povos que quando você se torna consciente de alguma coisa sua responsabilidade sobre ela se torna maior, portanto acredito que o primeiro passo tem que ser dado por aquele que tem consciência. Essas sabedorias antigas me fizeram perceber muitas coisas sobre isso.

Uma das primeiras coisas que me levaram a perceber isso foi a sabedoria de interiorizar-se, olhar para dentro conhecer-se melhor. Pensamos nos conhecer, e pensando isso achamos que conhecemos o necessário para entender o mundo a nossa volta… sim seria, se realmente nos conhecêssemos poderíamos ter uma noção melhor do sentido da vida e do ambiente que nos cerca. É fundamental para nossa Paz interior que tenhamos uma boa relação conosco e com o ambiente que nos cerca, mas antes que possamos ter uma boa relação com esse ambiente precisamos nos conhecer primeiro, conhecer nossa sombra, ou seja, nossos medos, ansiedades, angustias, dúvidas, raivas, culpas e nossos julgamentos, a contraparte do nosso ser que rejeitamos, mas que quando perdemos o equilíbrio se manifestam descontroladamente. Então o que seria esse equilíbrio?

Se percebemos que dentro de nós existem duas polaridades opostas e tentamos negar uma delas então estamos negando uma parte do nosso ser, isso pode ser considerado um desequilíbrio já que somos constituídos dessas duas polaridades e rejeitamos uma delas, estamos em uma guerra interna incessante.

Se estamos em guerra interiormente como podemos querer que haja Paz exteriormente?

A Paz então começa pelo lado de dentro?

Quando percebemos esse desequilíbrio interno e passamos a trabalhar conscientemente para que haja a integração dessas duas forças, para que uma não se sobreponha a outra e sim trabalhem juntas, escolhemos a unificação interior, pois vivíamos internamente separados, nosso Masculino e Feminino brigando, então podemos pensar que a união equilibrada dessas partes seja um Casamento Sagrado interior.

O Cachimbo Nativo Americano (Chanupa) representa a Paz interior e esse Casamento Sagrado interno. Ele é composto de duas peças, uma Feminina que é o Fornilho, e uma Masculina que é o Tubo, eles tem as representações simbólicas referentes ao seu gênero.

O Fornilho tem um orifício onde será introduzido o Tudo representando a vagina da Mulher, o outro orifício maior representa seu útero, também é onde será colocado o tabaco para as orações. O Tubo representa o falo Masculino, por onde passa a fumaça. Nenhuma das duas peças funciona separadamente, somente quando são unidas é que se tornam inteiras, uma é tão importante quanto a outra, essa união do cachimbo representa a Paz e a união dos nossos opostos complementares. Quando fazemos essa união interna estamos estabelecendo Paz e equilíbrio interior. O Cachimbo (Chanupa) representa essa união.

Percebemos essa união entre os opostos complementares também na antiga filosofia chinesa do TAO;

“TAO TE KING”

Quando o homem conhece o formoso,

conhece também o não formoso,

Quando conhece o bom,

Conhece também o não bom,

Porque o pesado e o leve,

o alto e o baixo,

o silêncio e o som,

o antes e o depois,

o ser e o não ser,

engendram-se um ao outro

O Espaço Sagrado também é uma sabedoria Nativa Americana que nos ensina a respeitar-nos a respeitar as outras pessoas e outras formas de vida. Para se ter noção do Espaço sagrado é preciso perceber que todas as formas de vida tem um papel a cumprir na Criação e que o Criador está presente em todas elas, cada forma de vida é uma parte do Criador, neste conjunto de seres com um papel a cumprir também existe um equilíbrio regido pelas leis da natureza onde todos os seres trabalham em simbiose. Por vezes achamos que não, quando vemos um Lobo caçando uma pequena e frágil Lebre, podemos achar um ato violento, estamos por muito tempo afastados da natureza e da nossa essência para perceber de outra forma, se os Lobos não caçassem Lebres para se alimentar e aos seus filhotes a população de Lebres aumentaria tanto que elas acabariam com a vegetação. Isso tem sua função de equilíbrio na natureza, e mesmo os animais respeitam várias regras estabelecidas pela natureza. Cada ser tem seu Espaço Sagrado e seu papel a cumprir.

E o que é Espaço sagrado na esfera humana? Como ele pode ajudar-nos em nossa busca pela Paz? O nosso Espaço Sagrado está relacionado aos nossos pertences, nossos corpos, nossos sentimentos e ideais, se alguém rouba algum pertence ou invade sua casa, invade seu Espaço Sagrado, se alguém viola seu corpo invade seu Espaço Sagrado, se alguém desrespeita seus sentimentos agride seu Espaço Sagrado, se alguém discorda dos seus ideais também faz o mesmo, mas isso não quer dizer que devemos agir da mesma forma com a outra pessoa, devemos mostrar a outra pessoa como queremos ser tratados através dos nossos atos, se nossos atos forem de desrespeito receberemos de volta o desrespeito. Existe um cumprimento Maia que diz respeito a isso;

“IN LAK’ECH”

Eu sou você e você sou eu.

O que você faz aos outros, você faz a você.

Como você ajuda os outros, é como você se ajuda.

Quando você ajuda os outros, é quando você se ajuda.

Nós estamos todos conectados debaixo do Sol.

As vezes procuramos o respeito e a Paz fora de nós, mas o respeito e a Paz começam de dentro, é preciso rever o conceito de amor próprio, é preciso se amar e se respeitar, muitas vezes somos invadidos pelo medo de não sermos queridos, aceitando que nossos sentimentos e ideais sejam desrespeitados apenas para nos sentirmos amados, mas isso é desrespeitar-se, é negar seus próprios sentimentos. Fazendo isso você está deixando que seu Espaço Sagrado seja invadido e desrespeitado. O importante não é que as pessoas gostem de você, o importante é que você se sinta em Paz consigo mesmo, assim você estará atraindo para perto de você as coisas e as pessoas que você quer em seu Espaço Sagrado, quando você não respeita seu próprio Espaço Sagrado você vai atrair somente pessoas que vão desrespeita-lo.

Acredito ser esse o caminho para a Paz, cada um trabalhando com ela dentro do si mesmo, buscando o equilíbrio interno, cada uma fazendo sua parte. Hoje você pode ver a violência em quase todos os lugares, no pensamento das pessoas, nos pais das crianças, nas crianças, no trabalho, no trânsito das cidades grandes, entre as religiões, dentro da casa das pessoas, no próprio conceito de sociedade que agride a natureza achando que ela está aí para nosso proveito e uso. Essas são as sementes de onde brotam o ódio e a guerra. Vivemos uma situação limite, com superpopulação, violência contra a natureza, guerras intermináveis por todo o mundo, violência urbana, violência familiar. Somos vitimas dos nossos próprios métodos, mas se não encararmos isso como uma coisa real e enfrentarmos com intento forte será difícil evitar um colapso, é isso que queremos para nossos filhos e os filhos de nossos filhos? Acredito que algo deve ser feito, e que isso deve brotar de dentro.

Gostaria de complementar esse assunto com uma profecia muito antiga dos Nativos Americanos, muitos a profetizaram.

Esta é uma das mais conhecidas, O Green Peace se inspira nela para defender a natureza

“Um dia, a Terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios. Quando esse dia chegar, os índios perderão o seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela Terra Sagrada. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do Arco-Íris para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris.”

Profecia feita há mais de 200 anos por “Olhos de Fogo”, uma velha índia Cree

Esta outra é de um grande guerreiro Sioux que lutou sempre pela liberdade do seu povo.

Isto foi dito por Chefe Joe Chasing Horse, um parente de Crazy Horse. Ele traduziu isto das palavras de uma Avó que estava presente quando as palavras foram ditas. Esta é uma declaração de Crazy Horse quando ele se sentou e fumou seu Cachimbo Sagrado com Sitting Bull pela ultima vez, 4 dias antes do seu assassinato. Muitas destas palavras são repetidas freqüentemente, e com freqüência algumas palavras são omitidas, “sobre os jovens brancos”.

“Ao sofrer, além do sofrer; a Nação Vermelha subirá novamente e será uma bênção para um mundo doente. O mundo se encheu de promessas quebradas, egoísmo e separações. O mundo verá a luz novamente. Eu vejo um tempo de sete gerações quando todas as cores dos homens se juntarão debaixo da Árvore Sagrada da Vida e a Terra inteira se tornará um circulo novamente. Por esses dias haverão entre o Lakotas os que levarão o conhecimento e entendendo da unidade entre todas as coisas viventes, e os jovens brancos virão ao meu povo e pedirão por esta sabedoria. Eu saúdo a Luz dentro de seus olhos onde o universo inteiro habita. Porque quando você está naquele centro dentro de você, você é aquele lugar dentro de você, então nós seremos um.”

“Crazy Horse”

Muitas pessoas acham que profecias são ilusões e nada tem a ver com a realidade, pode até ser, quem é que sabe, mas será que nós mesmos não trabalhamos no sentido de tornar essas profecias reais? Olhemos o mundo a nossa volta.

AHO

Paz, Amor e Luz irmãos!

Da’naho

Robson Seloti, “pequeno lobo” (Um Guerreiro do Coração)